A higienização de frutas e verduras é uma etapa indispensável no preparo de alimentos. Isso porque o meio ambiente contém bactérias, vírus e parasitas que podem contaminar os seres humanos e causar doenças.
Então, lavar corretamente os alimentos antes de consumi-los é uma forma de prevenção de intoxicação alimentar. Ou seja, afasta as possibilidades de se contrair doenças transmitidas por alimentos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a intoxicação alimentar afeta mais de 500 milhões de pessoas. E também são milhares de casos de óbitos todos os anos em todo o mundo por esse motivo.
Portanto, para saber como higienizar corretamente as frutas e verduras, acompanhe a leitura!
Dicas de higienização de frutas e verduras
1. Lave as mãos antes de manipular alimentos
Antes de tudo, é importante que você lave bem as mãos antes da higienização de frutas e verduras.
Essa é uma medida muito importante para evitar a propagação de doenças, seja por vírus, bactérias ou parasitas.
Muitas infecções corriqueiras como gripes, hepatite A e a própria intoxicação alimentar podem ser evitadas se houver a correta higienização das mãos.
Infecções respiratórias podem ser transmitidas pela tosse ou espirro e elas se propagam com mais frequência pelas mãos do que pelo ar.
As mãos estão em contato frequente com milhares de micro-organismos. Então, antes de manipular alimentos é indispensável lavá-las com água e sabão.
2. Não use partes mofadas de frutas e verduras
Ao manipular frutas e verduras, se você perceber que há partes estragadas, deve retirá-las para que estejam adequadas para o consumo.
Mas, se o alimento estiver mofado, nem sempre é recomendável retirar apenas a parte mofada.
O mofo se deve à presença de fungos e, alguns deles, podem se espalhar pelas frutas e verduras mesmo que isso não seja visível a olho nu.
Ingerir alimentos com fungos é muito prejudicial à saúde, devido à presença de toxinas.
No caso de bolos e pães, o ideal é eliminar por completo o alimento se estiver contaminado por bolor.
No caso da higienização de frutas e verduras, pode-se eliminar a parte estragada e retirar alguns centímetros ao redor. Ao retirar o mofo, tenha o cuidado para não tocar a faca no bolor, para não contaminá-la.
No entanto, se o fungo estiver muito espalhado, o ideal é descartar mesmo o alimento.
3. Lave frutas e verduras em água corrente
Lavar os alimentos em água corrente facilita o trabalho de remoção de sujeiras como terra e insetos.
Inclusive, é recomendado também utilizar uma escovinha para lavar as cascas em água corrente e facilitar a retirada de elementos externos.
Se você apenas mergulhar as frutas e verduras em uma vasilha de água para retirar a sujeira, a própria água do recipiente pode ficar contaminada por micro-organismos e a lavagem não será efetiva.
4. Use uma solução de hipoclorito de sódio
Após, lavar as frutas e verduras em água corrente, faça uma solução de hipoclorito de sódio e deixe-as de molho.
Na higienização de frutas e verduras , a solução deve ser de uma colher do produto químico de concentração 2% para cada litro de água.
Coloque os alimentos na solução e deixe por 10 minutos. Depois, enxágue.
Outra solução comumente utilizada é o vinagre. Porém, ele não desinfeta totalmente as frutas e verduras, embora remova a sujeira.
Já o uso de detergentes pode ser prejudicial se restarem resíduos na superfície do alimento, caso não haja o correto enxágue.
Por fim, a água sanitária tem a mesma eficácia do hipoclorito de sódio na remoção de micro-organismos.
Porém, por ser corrosiva, pode agredir as mãos de quem faz a higienização de frutas e verduras.
5. Seque as frutas e verduras
Secar os alimentos ajuda a conservá-los, principalmente se você for guardá-los na geladeira.
As folhas de alface, por exemplo, se não estiverem secas após a lavagem, e se forem guardadas úmidas na geladeira, podem estragar mais rapidamente.
Para secá-las, existem centrífugas manuais próprias, ou pode-se usar um papel toalha ou esperar que elas sequem naturalmente antes de guardá-las.
Importância da higienização de frutas e verduras
Os procedimentos de higienização de frutas e verduras têm por objetivo eliminar micro-organismos e também resíduos de agrotóxicos.
O Brasil é um país que utiliza amplamente agrotóxicos. Então, esses cuidados são muito relevantes, uma vez que eles podem causar problemas de saúde como o câncer, por exemplo.
Além disso, se não houver a correta higienização, podem ocorrer efeitos adversos como a intoxicação alimentar, como dito anteriormente.
Alguns dos sintomas são vômitos, dores abdominais, diarreia e febre. Inclusive, pode causar óbito dependendo do agente contaminante.
Vale lembrar que, além da higienização de frutas e verduras, é importante também o cuidado com os utensílios de cozinha.
Não se deve, por exemplo, cortar uma carne crua e depois cortar frutas ou legumes sem lavá-la antes.
Gostou das dicas de como higienizar alimentos? Compartilhe essas informações com outras pessoas!
Para ter uma assessoria completa da análise de procedimentos alimentícios em seu estabelecimento, entre em contato com a Controlare!
11 3828-2400 – 11 3828-0808
controlare@controlare.com.br
Leia também: A diferença entre Manual de Boas Práticas e POPs