Retomada dos restaurantes – como proceder no atendimento

O setor foi um dos mais atingidos pela crise do Novo CoronavĆ­rus e o retorno deve ser acompanhado de inĆŗmeras medidas para que o ambiente esteja adequado e seguro aos consumidores.

 

Restaurantes, bares e lanchonetes necessitam seguir os protocolos sanitĆ”rios jĆ” vigentes, e devem adotar novos hĆ”bitos que jĆ” vĆŖm sendo incorporados nessa nova realidade de Covid-19.

 

Nesse contexto a AssociaĆ§Ć£o Nacional de Restaurantes elaborou um Manual de Boas PrĆ”ticas ao qual dispƵem orientaƧƵes e procedimentos que devem ser implantados nos setores de alimentaĆ§Ć£o para que nĆ£o haja riscos Ć  saĆŗde dos colaboradores e clientes. Confira!

  1. Uso de mƔscaras

 

A Covid-19 nĆ£o estĆ” incluĆ­da no rol de DoenƧas Transmitidas por Alimentos (DTAs), de acordo com Ć³rgĆ£os como OMS e Anvisa.

 

PorĆ©m, o uso de mĆ”scara na manipulaĆ§Ć£o de alimentos Ć© uma medida de prevenĆ§Ć£o para caso haja contato entre funcionĆ”rios e pessoas externas, como entregadores de mercadorias e consumidores.

 

A utilizaĆ§Ć£o de mĆ”scaras deve vir seguida de orientaƧƵes aos usuĆ”rios quanto ao material utilizado para confecĆ§Ć£o das mesmas:

 

  • MĆ”scaras descartĆ”veis devem ser utilizadas pelo perĆ­odo de 2 horas e descartadas em local exclusivo e identificado;

 

  • MĆ”scaras de pano ou artesanais nĆ£o sĆ£o indicadas para uso profissional. PorĆ©m, caso sejam adotadas, sĆ³ podem ser usadas por atĆ© 4 horas e devem ser trocadas em seguida, sendo guardadas em um saco descartĆ”vel para nĆ£o haver contaminaĆ§Ć£o de demais itens e higienizadas ao chegar em casa. A lavagem deve ser feita com Ć”gua e detergente ou com imersĆ£o em Ć”gua sanitĆ”ria por 20 minutos.

 

Os protetores faciais tipo visor ou face shield podem ser implementados como protetores salivares durante a manipulaĆ§Ć£o de alimentos. A limpeza desses equipamentos de proteĆ§Ć£o Ć© mais acessĆ­vel e rĆ”pida e eles sĆ£o reutilizĆ”veis, com alta durabilidade.

Lembrando que manipuladores de Ć”reas quentes (fogĆ£o e fritadeiras), nĆ£o devem fazer uso destes protetores uma vez que os mesmos sĆ£o fabricados em material abrasivo.

 

A limpeza dos visores Ć© feita com Ć”gua e sabĆ£o, soluĆ§Ć£o com cloro ou Ć”lcool 70%. Os visores e as mĆ”scaras podem ser utilizados nas seguintes situaƧƵes:

 

  • garƧons que fazem atendimento a clientes;

 

  • funcionĆ”rios que fazem distribuiĆ§Ć£o de alimentos;

 

  • funcionĆ”rios que realizam a montagem das mesas;

 

  • recepcionistas e operadores de caixas;

 

  • colaboradores que tĆŖm contato com prestadores de serviƧos externos;

 

  • entregadores de delivery;

 

  • manipuladores de alimentos, se o estabelecimento estipular o uso.

 

Na retomada de restaurantes, os estabelecimentos precisam disponibilizar aos colaboradores Ć”lcool 70% ou outro produto indicado para limpeza (detergente neutro e soluĆ§Ć£o clorada), no caso do uso de visores pelos funcionĆ”rios. A distribuiĆ§Ć£o dos protetores Ć© de responsabilidade do estabelecimento e Ć© de uso individual para cada colaborador.

 

Quanto Ć s luvas descartĆ”veis, a nota tĆ©cnica 23/20 da Anvisa diz que o uso de luvas nĆ£o deve ser indiscriminado. Lavar as mĆ£os adequadamente deve ser um hĆ”bito prioritĆ”rio.

  

  1. EspaƧamento dos ambientes

 

Algumas medidas previstas atualmente no que se refere ao espaƧo dos estabelecimentos do setor alimentƭcio incluem:

 

  • remoĆ§Ć£o de mesas ou cadeiras para permitir o distanciamento entre as pessoas;

 

  • alerta para nĆ£o utilizaĆ§Ć£o de determinada mesa;

 

  • distanciamento de 1.5 (um metro e meio) da mesa de um cliente para o outro;

 

  • demarcaĆ§Ć£o do piso nos locais de formaĆ§Ć£o de filas, com espaƧamento de 1.5 (um metro e meio);

 

  • ter boa ventilaĆ§Ć£o com janelas e portas abertas;

 

  • fazer a manutenĆ§Ć£o de aparelhos de ar-condicionado atravĆ©s de empresas especializadas e a higienizaĆ§Ć£o diĆ”ria dos filtros de ar.

  1. Self-service e outros serviƧos

 

Durante a exposiĆ§Ć£o aos alimentos e para o seu consumo Ć© preciso se atentar na retomada de restaurantes para:

 

  • lavagem das mĆ£os, com sabonete e papel toalha descartĆ”vel Ć  disposiĆ§Ć£o;

 

  • ter disponĆ­vel Ć”lcool em gel 70% em locais estratĆ©gicos;

 

  • protetores salivares em equipamentos de buffet, como barreira fĆ­sica para proteger os alimentos;

 

  • filas de fluxo Ćŗnico, com espaƧamento de 1.5 (um metro e meio) de cada cliente;

 

  • os clientes devem ser orientados a nĆ£o conversarem enquanto se servem;

 

  • higienizaĆ§Ć£o constante de superfĆ­cies e utensĆ­lios do espaƧo do buffet;

 

  • cardĆ”pios atravĆ©s de sites, aplicativos ou QRcode;

 

  • a comida pode ser em forma porcionada, protegia com filme plĆ”stico;

 

  • luvas descartĆ”veis disponĆ­veis no inicio do serviƧo do buffet para utilizaĆ§Ć£o dos clientes, para manuseio dos utensĆ­lios de uso comum, ou a disponibilidade de um colaborador para realizar o atendimento ao cliente ā€“ esse colaborador deverĆ” estar paramentado com uniforme limpo e higienizado, uso de mĆ”scara, uso de face-shield e luva descartĆ”vel;

 

  • temperos devem estar disponĆ­veis em sachĆŖs individuais ou porcionados dentro da Ć”rea de produĆ§Ć£o e levados embalado ao cliente;

 

  • utilizaĆ§Ć£o de comandas descartĆ”veis ou eletrĆ“nicas.

  1. SaĆŗde dos colaboradores

 

A saĆŗde dos colaboradores Ć© indispensĆ”vel para que a dos clientes tambĆ©m esteja segura. Dessa forma, antes do retorno aos restaurantes, os funcionĆ”rios necessitam estar aptos e nĆ£o devem apresentar sintomas de gripes e outras enfermidades.

 

Na retomada de restaurantes, os que possuem sĆ­ndrome gripal e sintomas correlatos necessitam buscar atendimento de saĆŗde para saber se podem exercer suas funƧƵes.

 

AlĆ©m disso, algumas boas prĆ”ticas devem ser adotadas como: nĆ£o tossir, espirrar e conversar prĆ³ximo a pessoas e alimentos, bem como evitar tocar olhos, boca e nariz.

 

As mĆ£os sempre devem ser lavadas apĆ³s tocar em superfĆ­cies diversas, apĆ³s entrar em contato com alimentos crus ou nĆ£o higienizados, ao manusear dinheiro, antes de tocar utensĆ­lios higienizados, antes e depois de colocar luvas e sempre que considerar necessĆ”rio.

 

Portanto, percebemos que seguir certos parĆ¢metros de seguranƧa sĆ£o imprescindĆ­veis para que a retomada de restaurantes nĆ£o seja um risco Ć  saĆŗde dos colaboradores e dos consumidores.

 

Os estabelecimentos precisam se adequar Ć s exigĆŖncias de como proceder no atendimento ao cliente, conforme as regulamentaƧƵes vigentes.

 

 

 

Se vocĆŖ Ć© um comerciante ou um produtor, temos como lhe assessorar a estar regularizado e em conformidade com a legislaĆ§Ć£o vigente.

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