Para que esses hábitos sejam de fato realizados pelas empresas, a Anvisa possui a Resolução RDC 216/2004 onde todos os estabelecimentos precisam segui-la que tem como um dos objetivos proteger à saúde da população através de ações de controle sanitário.
Agora, veja o que são Boas Práticas na manipulação de alimentos e como este processo funciona. Boa leitura!
Afinal, o que são Boas Práticas na manipulação de alimentos?
São as práticas de higiene que precisam ser obedecidas pelos manipuladores de alimentos desde a escolha e a compra dos produtos que serão usados na preparação do alimento até o processo final que é a venda da mercadoria para o consumidor.
As Boas Práticas têm como objetivo evitar o surgimento de doenças geradas pelo consumo de produtos contaminados.
Quem são os manipuladores de alimentos?
São as pessoas que entram em contato, direto ou indireto, com o alimento. Esta ação pode ser caracterizada pelo processo de produção, preparação, transporte, venda, recebimento e até mesmo servir os alimentos.
Como ocorre a contaminação dos alimentos?
Antes de tudo, vamos entender o que é a contaminação. Podemos caracterizá-la como qualquer elemento desconhecido que não faz parte do alimento.
As pessoas carregarem microrganismos pelo seu corpo, o que é totalmente natural, mas, caso eles venham a fazer um contato direto com o alimento ou ainda questões como a temperatura do ambiente, instalações e até mesmo utensílios sem higienização, existe a possibilidade da transmissão destes microrganismos para o alimento.
Dessa forma, o alimento poderá contaminar todos aqueles que o ingerirem e ainda causar doenças.
Como precisa ser o local de trabalho?
Como parte do processo de Boas Práticas na manipulação dos alimentos e para que não ocorra à proliferação de parasitas no lugar, é extremamente importante manter o local de trabalho limpo e higienizado. Veja agora algumas dicas de cuidados básicos com o ambiente:
- Mantenha o piso, o teto e a parede sem rachaduras e conservados. Evite também o aparecimento de goteiras, trincas, mofos e infiltrações;
- As instalações (parede, piso, teto e equipamento) precisam possuir revestimento liso, lavável e ainda impermeável;
- Os banheiros e vestiários não podem estar ligados diretamente com a área onde os alimentos são preparados e armazenados;
- Devem existir lavatórios exclusivos e em posição estratégica para a higiene das mãos na área de manipulação;
- Sempre após terminar o trabalho, limpar os pisos, os ralos e também as paredes da área de manipulação e processamento dos alimentos.
Como devem ser preparados os alimentos?
A preparação é uma das etapas onde a atenção precisa ser redobrada para evitar de qualquer maneira a contaminação dos alimentos. Veja agora alguns cuidados que precisam ser tomados na hora de preparar os alimentos:
- Sempre atentar-se as características das embalagens e dos produtos para verificar se estão adequados;
- Utilizar utensílios apropriados na manipulação;
- Realizar a manutenção dos alimentos sobre locais apropriados como as bancadas de inox, por exemplo;
- Não permitir que os alimentos entrem em contato com o cabo dos utensílios;
- Manter o ambiente seco e limpo durante a manipulação.
As Boas Práticas na manipulação de alimentos são essenciais para manter a qualidade dos alimentos e a do ambiente de trabalho. Manter essas práticas como rotina evita que a empresa tenha problemas com a segurança alimentar e ainda garante a satisfação dos seus clientes.