Em estabelecimentos industriais e alimentícios, esses processos são indispensáveis para a higiene local e para a segurança do consumidor. E, claro, para estar de acordo com os propósitos da vigilância sanitária.
Então, continue lendo para saber do que se trata cada um!
Entenda as diferenças entre desinfecção e esterilização
É comum acontecer de as pessoas confundirem os termos desinfecção e esterilização. Afinal, ambos se referem a métodos de descontaminação, certo?
Mas os procedimentos são distintos. Há vários métodos diferentes tanto para a desinfecção quanto para a esterilização.
É preciso levar em conta que fatores são mais relevantes na escolha de qual procedimento.
Quer alguns exemplos?
Uma questão a ser considerada é o tipo e a fração de micro-organismos que precisam ser extirpados para que o ambiente esteja seguro.
Outra é que superfície deve ser higienizada. É uma embalagem? Um utensílio? Além disso, o material a ser higienizado também deve ser avaliado. É uma material de vidro? De metal? De plástico?
E também o ambiente. É um local em que alimentos são manipulados? Esses alimentos são crus? Há matéria orgânica?
Vamos entender agora diferenças entre desinfecção e esterilização.
O que é desinfecção
A desinfecção tem por objetivo eliminar ou reduzir a ação de micro-organismos maléficos de superfícies.
Porém, não realiza a eliminação de esporos. A desinfecção é mais corriqueira na rotina de estabelecimentos alimentícios.
Os métodos utilizados geralmente são químicos. Mas há métodos físicos também, como a pasteurização.
Alguns tipos de processo são álcoois, agentes oxidantes, fenólicos, radiação UV e calor.
Nesse sentido, esses produtos químicos e físicos têm ação desinfetante, são eficazes e podem ter uma abrangência maior ou menor.
A RDC 261 da Anvisa estabelece diretrizes sobre procedimentos de limpeza e desinfecção.
É preciso se atentar aos princípios ativos a serem utilizados, como hipoclorito de sódio, cloro, álcool e outros, bem como suas respectivas concentrações. E também saber as diferenças entre desinfecção e esterilização para atuar da melhor forma possível.
Outro ponto é que a norma prevê a relevância de se estabelecer uma periodicidade. Ela deve ser suficiente para que todas as áreas tenham a limpeza adequada.
Isso depende das etapas de produção e dos produtos escolhidos. Alguns casos exigem limpeza diária, como pisos, ralos e maçanetas. Outros podem ter limpeza semanal, como geladeiras e freezers.
Há também regras para desinfecção de reservatórios de água e de diversas áreas de uma cozinha industrial ou de um estabelecimento alimentício.
O que é esterilização
A esterilização é um procedimento mais radical cujo objetivo é eliminar todos os micro-organismos.
Basicamente, esse é o principal ponto que a diferencia da desinfecção. Ou seja, a superfície ficará totalmente livre de agentes contaminantes.
Dessa forma, até mesmo vírus e esporos são extirpados. É uma descontaminação completa e que geralmente é utilizada em situações críticas em estabelecimentos industriais.
Sua aplicação também ocorre em laboratórios e em hospitais.
Quais as diferenças entre desinfecção e esterilização quanto aos métodos?
Existem três métodos de esterilização – o químico, o físico e o físico-químico. O físico envolve radiação e calor. O químico utiliza produtos químicos. E o físico-químico é uma mistura de ambos.
Ficou mais clara agora a diferença entre desinfecção e esterilização? Veja a seguir com mais detalhes os tipos de desinfecção e de esterilização.
Tipos de desinfecção
Álcoois
Nesse caso, opta-se pelo uso do álcool etílico e do isopropílico. Eles agem como bactericidas e eliminam fungos, vírus e bacilos. Porém, não eliminam esporos bacterianos.
Para que a ação seja efetiva, a concentração deve ser de 60% a 90% por volume. Não se deve aplicar esse produto em superfícies de borracha e de plástico.
Agentes biclorados
Nesse caso, são usados hipocloritos, que são de custo acessível e agem rapidamente. Eles desativam funções dentro das células que garantem sua eficácia.
Formaldeído
Este agente é usado nas formas gasosa ou líquida. Quais as diferenças entre desinfecção e esterilização para este método? Ele pode ser para desinfecção ou esterilização. O que varia é a concentração do produto.
Peróxido de hidrogênio
Este agente atua como desinfetante na concentração de 3% em superfícies.
Compostos quaternários de amônia
São utilizados em estabelecimentos e em indústrias para limpeza de ralos, pisos e paredes.
Radiação UV
A radiação entre 240 e 280 nm é utilizada em superfícies, alimentos, embalagens e utensílios.
Pasteurização
Esse procedimento é feito em produtos alimentícios como leite, sucos e bebidas alcoólicas.
Tipos de esterilização
Esterilização a vapor
Esse tipo de procedimento é empregado em máquinas autoclaves. O aquecimento do vapor é de 121ºC a 134ºC.
O calor age na eliminação de micro-organismos, desnaturando a estrutura de suas células de modo irreversível.
Aquecimento
Por meio do aquecimento, seja por água fervente, incineração, calor seco ou tindalização, os micro-organismos são eliminados. Isso é feito em objetos como metais e vidros.
Esterilização química
São utilizados produtos como ozônio, etileno, formaldeído e glutaraldeído, em diferentes graus.
Filtração estéril
Na filtração mecânica, a filtragem se dá em líquidos claros, com o intuito de que não se danifiquem com o calor ou com procedimentos químicos.
Conseguimos esclarecer as diferenças entre desinfecção e esterilização?
Para ter uma assessoria especializada e adequar seu estabelecimento às normas vigentes, nos siga no instagram: @controlare_ e entre em contato com a Controlare! comercial@controlare.com.br